VANESSA FERNANDES RODRIGUES
Minhas primeiras
impressões com a escrita e leitura iniciaram-se em casa, com minha mãe me
ensinando os princípios da alfabetização, mesmo ela só tendo até a 4ª série
(pois para meu avô estudar era para homens, mulher cuidava de casa e criança),
instigou-me o gosto pelos estudos. Lembro-me da cartilha Caminho suave que li
em uma semana e depois não queria esperar os colegas com as lições, lembro-me
do livro do Sitio do Pica-pau Amarelo de Monteiro Lobato, capa verde velha e
folhas amareladas, que peguei na biblioteca da escola na 3ª série, acho tão
interessante esse processo de desvendar um bom livro, que nunca liguei para a
produção de TV do mesmo, mas acho que um livro que me marcou bastante enquanto
pequena cidadã foi o livro sobre “os direitos universais” que ganhei da empresa
que meu pai trabalhava. Enfim, aprendi a gostar de ler e por consequência a
escrever e acho que todo educador deve se preocupar em como despertar esse
gosto em seus educandos, sejam eles acadêmicos ou não!!!
SANDRA FERREIRA
FERNANDES GILARDE
Minhas experiências na
escola não foram muito boas, quando estava na 1ª. Série minha professora era
muito brava e quando eu errava na escrita ela me beliscava com suas unhas
enormes. Quanto à leitura na 7ª. série tive uma professora que gritava cada vez
que errávamos na pontuação, eu tinha tanto medo dela que a minha mesa tremia
junto comigo quando eu tinha que ler. Até hoje não sou muito de ler.
MARIA
JANETE DOS SANTOS SILVA
Minhas experiências com
a leitura e escrita. Lembro na 1ª série
que a professora Sandra, sempre nos contava estórias, enquanto íamos sendo
alfabetizados pelo Caminho Suave. A primeira que mais marcou, foi o clássico da
Disney que não conhecia, “Branca de Neve e os sete anões” e assim ela nos
contava várias estórias durante todo o ano.
Depois, na 3ª série com
a carinhosa professora Zilda,tive a oportunidade de trabalhar a escrita,
através da releitura de contos. Alguns bem engraçados!
Quando então já
alfabetizada, gostava de ler gibis da Disney comprados e emprestados pelo meu
vizinho. Depois fiquei sócia da
Biblioteca Municipal e comecei a ler livros de Monteiro Lobato, influência do
Sítio do Pica-pau Amarelo, não perdia um
capítulo. Livros como o Pequeno Príncipe entre outro
Hoje leio vários tipos
de livros, auto-ajuda, romance, aventura.
Despertar o hábito de
leitura em uma criança depende muito do estímulo e um bom professor será sempre
um ótimo incentivador e com certeza, ficará nas lembranças de seus alunos.
Hoje usando as
tecnologias, podemos ajudar os alunos a usarem essas ferramentas de forma envolvente e motivadora, entrar num
mundo onde a leitura também faça parte do seu cotidiano.
MARIA INÊS GONÇALVES
MELLO ARRAES
Passei minha infância e
adolescência na área rural de São Paulo, trabalhava na fazenda junto a meus
pais e irmãos, nesse ambiente era difícil o acesso a qualquer tipo de cultura,
porém quando aprendi a ler , fiquei encantada! Estava sempre rodeada de livros
que pegava na biblioteca de minha escola.
Com saudades lembro,
das vezes que minha mãe ia ao mercado e algum produto vinha embalado em
jornais, eu não tinha paz enquanto não soubesse tudo que nele estava escrito.
Lembro–me também que
das tarefas que tinha que cumprir no sítio que ocupavam praticamente todo o meu
dia e das muitas vezes em que as atrasava por estar lendo. Lia de tudo, de bula
de remédio a clássicos da literatura, o que me fez receber várias broncas de
minha mãe.
Já quando o assunto é a
escrita me sinto perdida, e desde a escola era assim, me recordo das aulas de
redação e do desespero que me dava ao ver que todos os meus colegas de classe
estavam escrevendo e eu não tinha nem escolhido um título para meu texto,
muitas vezes chorava.
A leitura é muito importante, pois facilita a interpretação na Matemática, pois percebo que muitos alunos tem dificuldade de fazer os exercícios pois não sabem interpretar .
MARIA EUNICE CAMPOS ARAÚJO
A leitura é muito importante, pois facilita a interpretação na Matemática, pois percebo que muitos alunos tem dificuldade de fazer os exercícios pois não sabem interpretar .
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